História
Praia do Engenho Ubatuba
No final do século XIX, a praia que hoje é conhecida como Praia do Engenho, possuía um engenho de pinga. O mesmo foi construído e mantido pelas mãos de escravos, que eram comandados pelos donos da fazenda. O tempo passou, os vestígios do engenho sumiram, mas a história é contada de geração em geração pelos moradores locais, preservando a procedência de sua história.
Sobre
Praia do Engenho
Assim como a Almada, a Praia do Engenho tem águas rasas e claras, sendo portanto ideal para o banho de mar em família. É no Engenho que mora a maioria dos caiçaras da comunidade local, e é onde também se encontra o Posto Médico e o Espaço Cultural Caiçara.
No meio desta praia, temos o início de uma trilha que leva até a Praia Brava da Almada e no canto esquerdo uma escadaria, chamada de “estrada” que leva até a Praia Lança Cavala.
À frente da Praia do Engenho visualizamos a Ilha dos Porcos, muito próxima da costa e que conta também com uma bela praia, e aos fundos, do lado direito, avista-se a Ilha do Prumirim. Por ser mais protegida dos ventos, a Baía do Engenho é comumente utilizada para ancorar embarcações caiçaras, e durante tempestades serve de abrigo para barcos vindos de outros locais.
No final da tarde é comum a saída de pescadores em suas canoas para o trabalho, e mais a noite seu retorno. O espetáculo do pôr do sol na Praia do Engenho é imperdível.
​
​